SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1LA CONFORMACIÓN DE UNA TEORÍA SINTÁCTICA ECUATORIANA: CANON Y FUENTES EN LA SINTAXIS CASTELLANA (1899) DE JOSÉ NICOLÁS VACAS (1834-1905)IDEAS GRAMATICALES EN BOLIVIA: LOS MANUALES ESCOLARES (1867-1944) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Links relacionados

Compartir


Lingüística

versión On-line ISSN 2079-312X

Resumen

ORONO, Mariela. PANORAMA DO CAMPO PEDAGÓGICO-GRAMÁTICO URUGUAIO NO FINAL DO SÉCULO XIX. Lingüística [online]. 2023, vol.39, n.1, pp.123-143.  Epub 01-Jun-2023. ISSN 2079-312X.  https://doi.org/10.5935/2079-312x.20230006.

Este artigo avança no estudo do campo pedagógico-gramatical uruguaio no final do século XIX, no contexto da reforma escolar vareliana.

Analisa as gramáticas escolares propostas para serem utilizadas nas escolas públicas. Observam-se quais foram descartadas, quais foram aceitas e quais foram oficializadas. O levantamento das publicações pedagógicas oficiais e da legislação educacional permitiu identificar 19 gramáticas avaliadas pela Dirección General de Instrucción Pública (doravante, DGIP). O estudo fornece indícios para conhecer o capital simbólico dos autores das gramáticas escolares e as disputas no espaço escolar e, por fim, a forma como eles se posicionaram no campo gramatical-pedagógico nacional.

Palabras clave : campo pedagógico-gramatical; Uruguay; século XIX; gramática escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )