SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1EDUCACIÓN Y GRAMÁTICA ESCOLAR EN CHILE EN EL SIGLO XIX: CLAVES EXTERNASAPUNTES ACERCA DEL CONTEXTO HISTÓRICO Y EDUCATIVO DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA PÚBLICA URUGUAYA (1912-1936) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Links relacionados

Compartir


Lingüística

versión On-line ISSN 2079-312X

Resumen

BARGALLO ESCRIVA, María. O TRATADO DE ANÁLISE LÓGICA E GRAMATICAL DE FÉLIX ARRIAGADA: ABORDAGEM À HISTÓRIA DA GRAMÁTICA ESCOLAR CHILENA. Lingüística [online]. 2023, vol.39, n.1, pp.31-49.  Epub 01-Jun-2023. ISSN 2079-312X.  https://doi.org/10.5935/2079-312x.20230002.

O objetivo deste artigo é examinar o que consideramos o primeiro manual publicado na América Latina dedicado especificamente à análise lógica e gramatical e, consequentemente, ao trabalho que inicia a série textual neste continente, num contexto político e educativo em que são necessários manuais para o ensino do espanhol. O estudo das duas edições do tratado de Félix Arriagada, publicado em Santiago de Chile em 1859 e 1871, permite-nos mostrar as influências fundamentais que o autor recebeu ao aplicar esta metodologia didática -a Análisis lógica y gramatical de la lengua española (1843) por Juan Calderón e a Gramática de la lengua castellana destinada al uso de los americanos (1847) por Andrés Bello-, assim como de outros autores contemporâneos, que Arriagada adapta para obter um manual que facilita a prática da análise em aulas de gramática castelhana que foram realizadas nas escolas.

Palabras clave : análise lógica; análise gramatical; gramática castelhana; Chile.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )