SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Historia clínica para trauma. Registro hospitalario específico para pacientes traumatizados: un recurso para países en desarrollo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Médica del Uruguay

versión On-line ISSN 1688-0390

Resumen

OLMOS, Ismael; DANERS, Martín; OLMOS, Virginia  y  GIACHETTO, Gustavo. Consultas por sangrados relacionados con medicamentos en el Servicio de Emergencia de la Asociación Española Primera de Socorros Mutuos. Rev. Méd. Urug. [online]. 2011, vol.27, n.1, pp.05-11. ISSN 1688-0390.

Resumo Introdução: 4,1% das internações feitas durante 2007 na Asociación Española Primera de Socorros Mutuos (AEPSM) foram causadas por reações adversas a medicamentos (RAM). A hemorragia digestiva associada a anticoagulantes e antiinflamatórios não esteróides (AINE) foi um problema freqüente. Objetivos: determinar a freqüência e as características dos pacientes que consultaram por sangramentos ou alterações da crase associadas a medicamentos ou ambas, no Pronto-Socorro da AEPSM. Material e método: Todas as consultas realizadas no Pronto-Socorro por sangramento ou alterações da crase ou ambas no período 24 de marco-23 de abril de 2008 foram analisadas. O critério de inclusão foi diagnóstico de sangramento ou alteração do INR por medicamentos. Foram analisadas as seguintes variáveis: idade, sexo, medicamentos implicados, tipo de sangramento e severidade. Resultados: trinta pacientes consultaram por esse tipo de RAM (0,45%; IC 95% 0,42-0,47) sendo que 20 foram hospitalizados (1,27%; IC95% 1,30-1,24). As RAM estavam vinculadas a anticoagulantes (n=19) e AINE (n=11). No grupo de RAM causadas por anticoagulantes a idade media foi 77 anos, o fármaco mais freqüente foi a warfarina, 15 pacientes tomavam cinco ou mais medicamentos concomitantemente (polifarmácia) e um paciente faleceu. No grupo de RAM por AINE a idade média foi 69 anos, o fármaco mais freqüente foi o ácido acetilsalicílico, oito pacientes apresentavam polifarmácia e quatro estavam automedicados. Conclusões: os sangramentos vinculados a medicamentos são um grave problema de saúde. A maioria ocorre em pacientes com fatores de risco para desenvolver patologias produzidas por medicamentos. É necessário planejar estratégias para diminuir o impacto deste problema.

Palabras clave : PHARMACEUTICAL PREPARATIONS [adverse effects]; HEMORRHAGE [chemically induced].

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons